segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Anos 80, saudade.

Olá leitores, 

Para um contexto geral, estou realizando um trabalho na faculdade sobre o Rock Brasileiro nos anos 80, e para minha surpresa, estou surpresa.



Achava que apenas acharia algo como aquelas musicas de festa de aniversário, como Blitz, RPM e no máximo "Menina Veneno", mas não. Fui abarrotada de informações, dados, fatos, acontecimentos que simplesmente revolucionaram o cenário brasileiro (que por sinal se estivesse continuado, seria extremamente ÓTIMO!), que me deixaram especialmente, com saudade.

Sentada em frente ao meu PC. Joguei no Google "Rock Brasileiro nos anos 80". Primeiro link que me aparece http://www.vagalume.com.br/especiais/anos-80.html. Clique e veja. Apaixone-se.

Depois disso, dormi com a música "Que pais é esse" na cabeça e nunca mais esqueci.
Continuei a pesquisa e concluí: Sim, o Brasil já foi.... não é mais.

Não era apenas um conjunto de vogais onde se tira o som,como "Ae, ae, ae, eeeee, OoOoOoO!". Tinha letra, tinha história, tinha acima de tudo CRIATIVIDADE.
Criatividade que vinha desde a criação das roupas psicodélicas e exageradas, a uma obra prima de 9 minutos, em versos sem repetir, contando uma história de alguém que no futuro virou até filme.
Sim, os anos 80 são inspiração até hoje. Como não dançar ao som de "Você não soube me amar", "Olhar 43" e "Que país é esse" e posso garantir, até a pessoa menos entendedora de música da face da terra vai dançar isso. Que seja numa festa de casamento.

Para concluir, deixo acima de tudo minha saudade. Sim, não nasci nos anos 80 (apesar de querer ter nascido), mas apenas saber de que um dia existiram pessoas que pensaram EM MÚSICA como letra, como melodia e não como como fins comerciais, dá um orgulho.Não só de gostar de rock, mas um orgulho de saber que um dia o Brasil teve "algo de bom na música", porque hoje em dia, só me resta escutar na televisão ou no rádio Sertanejo Universitário, e do meu vizinho Funk. 


E bem, aqui deixo minha insatisfação com o cenário atual de música, não só pelo fato de que não há mais notoriedade para boa musica(que ainda existe), mas apenas pelo fato de todos se saciarem com a "comercialidade musical".





                                                                         Metonimia Indefinida

Nenhum comentário:

Postar um comentário